Ajuda

COMO GERAR UMA GUIA
COMO IMPRIMIR UMA GUIA
COMO CONSULTAR UMA GUIA
COMO GERAR GUIAS EM LOTE
COMO CONSULTAR UM LOTE DE GUIAS
COMO ACESSAR MANUAL DO LOTE E ESQUEMAS DO XML
COMO GERAR ARQUIVO DE PAGAMENTO
COMO IMPRIMIR GUIAS GERADAS PELO WEBSERVICE


COMO GERAR UMA GUIA

Para gerar uma guia, clicar em "Gerar GNRE", que se encontra na página inicial, na seção "Guia individual", e execute os passos abaixo

1. Preenchimento de campos
Serão exibidos os campos do formulário, que podem variar, de acordo com a receita selecionada e com a UF favorecida. É obrigatório o preenchimento dos campos que contiverem asterisco (*):

  • UF Favorecida - Correspondente ao Estado a que se destina a Arrecadação. Caso uma guia tenha sido gerada e paga para uma outra UF que não seja a favorecida, por engano, o contribuinte deve entrar em contato com as duas UFs (pelo Fale conosco - via mensagem ou telefone), relatando o problema, para posterior resolução. Caso uma guia tenha sido gerada e não paga, não tem problema. A simples geração da GNRE não gera débitos tributários.
  • Contribuinte Emitente - Se o contribuinte tiver inscrição da UF Favorecida, preencher apenas o campo 'Inscrição Estadual', caso contrário, preencher os demais campos que correspondem ao Contribuinte Emitente. Dados relacionados ao contribuinte emitente:
         - Inscrição Estadual - Corresponde a inscrição estadual na UF favorecida.
          ou
         - CNPJ/CPF - Corresponde à Identificação do Contribuinte/Empresa responsável pelo fornecimento de mercadorias/produtos. Informar CNPJ quando se tratar de pagamento efetuado por pessoa jurídica, ou CPF quando se tratar de pagamento efetuado por pessoa física.

         - Razão Social - Corresponde ao nome da Razão Social do contribuinte.

         - Endereço - Corresponde ao endereço completo empresa do contribuinte (logradouro, número, bairro e complemento do endereço do contribuinte).

         - UF - Corresponde a UF da empresa do contribuinte.

         - Município - Corresponde ao município empresa do contribuinte. Selecione primeiro a UF do contribuinte emitente para habilitar este campo.

         - CEP - Corresponde ao CEP da empresa do contribuinte.

         - Telefone - Corresponde ao código DDD (2 dígitos) e número do telefone do contribuinte (8 dígitos).

    ATENÇÃO: A guia no XML de Lote que contiver a Inscrição Estadual do contribuinte naquela UF (seja ele Emitente ou Destinatário) não deverá conter outras informações de identificação desse contribuinte (CNPJ/ CPF, Razão Social etc.), pois por ser um contribuinte inscrito, já constam todos os dados de seu cadastro na Secretaria da Fazenda.

  • Receita - Corresponde ao tributo que se deseja recolher. A cada receita podem estar associadas outras informações, dependendo da UF: detalhamento(s) de receita, produto(s), documento(s) de origem, período de referência e parcela:
    • Detalhamento da Receita - Corresponde ao detalhamento do tributo que se deseja recolher;

  • Produto - Corresponde ao produto da receita selecionada;

  • Documento de Origem - Selecionar o tipo de documento de origem e após a seleção, digitar o número de Identificação desse documento. No caso das empresas de courier, o Portal documento de origem a ser selecionado é a DIRE (Declaração de Importação de Remessa Expressa).

  • Período de Referência - Período referente à ocorrência do fato gerador do tributo. Quando for solicitado, o período de referência pode ser:
    - Mensal - 01 a 30 do mês de competência;
    - Quinzenal - 01 a 15 (1ª quinzena) ou 16 a 30 (2ª quinzena) do mês de competência;
    - Decendial - 01 a 10(1° decêndio) ou 11 a 20 (2° decêndio) ou 21 a 30 (3° decêndio)) do mês de competência), de acordo com cada estado.
  • Parcela - Número da parcela, quando s tratar de parcelamento. Digitar até no máximo 03 dígitos.

  • Convênio/Protocolo - Corresponde ao número do Convênio ou Protocolo que criou a obrigação tributária. Não é um campo de preenchimento obrigatório.

  • Data de Vencimento - Corresponde à data de vencimento do tributo a ser recolhido (no formato DD/MM/AAAA).

  • Data de Pagamento - Corresponde à data de pagamento do tributo a ser recolhido (no formato DD/MM/AAAA). A data digitada deve ser igual ou maior que a data atual.

  • Valor Principal - Corresponde ao valor do tributo a ser recolhido.

  • Valor Total - Corresponde ao valor total a ser recolhido.

  • Contribuinte Destinatário - Se o contribuinte tiver inscrição da UF Favorecida, preencher apenas o campo 'Inscrição Estadual', caso contrário, preencher os demais campos que correspondem ao Contribuinte Destinatário.
         - Inscrição Estadual - Corresponde a inscrição estadual na UF favorecida;
         - CNPJ/CPF - Corresponde à Identificação do Contribuinte/Empresa responsável pelo fornecimento de mercadorias/produtos. Informar CNPJ quando se tratar de pagamento efetuado por pessoa jurídica, ou CPF quando se tratar de pagamento efetuado por pessoa física.
         - Razão Social - Corresponde ao nome da Razão Social do contribuinte.
         - UF - Será a mesma UF que a UF Favorecida selecionada.
         - Município - Corresponde ao município da Firma/Razão Social do contribuinte.

    ATENÇÃO: A guia no XML de Lote que contiver a Inscrição Estadual do contribuinte naquela UF (seja ele Emitente ou Destinatário) não deverá conter outras informações de identificação desse contribuinte (CNPJ/ CPF, Razão Social etc.), pois por ser um contribuinte inscrito, já constam todos os dados de seu cadastro na Secretaria da Fazenda.

    Campos adicionais - poderão existir outros campos para obtenção de informação que a receita selecionada necessite. Esses campos serão obrigatórios ou não, a depender da UF Favorecida.


2. Confirmação dos dados digitados
Após digitar o código da imagem apresentada, clique no botão 'Validar'. Esse botão abre uma tela exibindo todos os dados que foram informados na guia. O sistema apresentará alguma mensagem caso algum dado esteja incorreto. Pode haver alteração de alguma informação que foi verificada pela UF (ex: data de vencimento). Nesse caso, a informação aparecerá com a cor verde, mas isso não inviabiliza a geração da guia.

3.Cancelando os dados digitados
O botão 'Cancelar' retorna para a tela principal do Portal, cancelando os passos feitos anteriormente.

4. Limpeza dos dados digitados
O botão 'Limpar', disponibiliza o formulário limpo para preenchimento de uma nova guia.

Qualquer dúvida, acessar o 'Fale Conosco' do Portal, onde pode-se consultar os telefones de contatos das UFs, ou para endereçar mensagem para uma UF específica. No caso de dúvidas gerais, enviar um e-mail para gnre@sefaz.pe.gov.br.

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COMO IMPRIMIR UMA GUIA

Há duas opções para impressão de uma guia, através do botão 'Emitir' ou do botão 'Baixar PDF'.

1. Emitir GNRE
Após a GNRE ter sido validada, clicar no botão 'Emitir'. Será aberta uma tela com a guia montada e os botões 'Imprimir', 'Pagar' e 'Fechar':

Imprimir - abrirá a caixa de diálogo para impressão da guia;

Pagar - abrirá uma tela com os agentes arrecadadores que aceitam pagamento da GNRE;

Fechar - a janela será fechada e a guia não será impressa.

2. Baixar GNRE em arquivo PDF
Após a GNRE ter sido validada após preenchimento do formulário com os dados da guia, clicar no botão 'Baixar PDF'. Será aberta uma caixa com as opções para 'Abrir o PDF', 'Salvar o PDF' ou 'Cancelar a ação'.

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COMO CONSULTAR UMA GUIA


Para consultar uma guia, clicar no menu 'Consultar', opção 'Guia OnLine' na barra do menu superior.

Para fazer a consulta de uma guia, será necessário:
- Selecionar a UF Favorecida;
- Escolher se consulta será feita pelo filtro 'Número de Controle' ou 'Código de Barras'. No caso da opção 'Número de Controle', selecionar e informar a identificação do Contribuinte Emitente (CNPJ ou CPF ou Inscrição Estadual);
- Também, será disponibilizado a utilização da leitora do código de barras, caso o usuário já faça uso desse equipamento (Imagem 1).


Imagem 1 - Consulta da Guia

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COMO GERAR GUIAS EM LOTE

O processamento de um lote de guias no Portal GNRE Online ocorre na transação 'Processar Lote', acessada no menu superior 'Lote', opção 'Processar', por onde o usuário envia o arquivo XML - arquivo de lote - para o Portal e recebe o número de protocolo do usuário e uma mensagem de que o lote foi enviado para processamento. Essas informações também serão enviadas para o e-mail do contribuinte. Esse protocolo deverá ser guardado para consultar, posteriormente, a situação do lote processado.


Imagem 3 - Processamento do lote

A montagem de um lote no formato XML é feita de forma automática na transação Gerar XML, e a alteração desse arquivo pode ser feita na transação Abrir XML. Porém, no "Processar lote" encontra-se um manual (ver Acessar Manual do Lote), onde possibilita a montagem MANUAL de um arquivo de lote.

1. GERAR XML
É um gerador de lote através de digitação de guia, que funciona de forma similar a digitação de uma guia única, só que permite digitar todas as guias que compõem o lote.

Com esse gerador de arquivo de lote de GNREs, a tarefa de criar um lote de forma manual se torna mais simples, pois o usuário não precisa estar consultando o manual de montagem de lote, basta informar os dados das guias e clicar nos botões ‘Salvar Lote’ ou ‘Processar’.


Imagem 4 - Botões da tela de exibição de guias do lote - transação 'Gerar XML'

. Abrir XML - Abrir um arquivo de XML de Lote para edição.
. Novo Lote - Descarta as informações digitadas e inicia um lote vazio;
. Gerar XML - Faz o download do XML do Lote gerado.
. Processar - Envia o lote para processamento.

2. ABRIR XML
Permite a alteração de um arquivo de lote; O usuário precisa informar onde se encontra o arquivo e então visualiza todas as guias daquele lote, podendo, então, editar qualquer uma dessas guias, utilizando a função “Editar Guia”.


3. PROCESSAR LOTE
Envia o lote para processamento e gera um protocolo de controle, através do qual o usuário pode acompanhar esse processamento.
Para gerar as GNRE's basta incorporar um arquivo xml, de formato padronizado pelo sistema, com todos os dados necessários para a geração de uma guia. Esse arquivo pode ter sido gerado através do editor de lote do Portal (Gerar XML) ou criado a partir de uma consulta ao manual de instruções de montagem de arquivo de lote.
O Portal manterá o usuário informado da situação do lote enviando mensagens para o e-mail informado.


Imagem 5 - Processamento do Lote. Clicar no botão 'Selecionar' para anexar o arquivo e depois no botão 'Processar' para o processamento do lote. Cada lote poderá ter até 200 guias. No final da importação, o sistema informará o Número do Protocolo. Este número servirá para impressão das guias na consulta do lote. (Ver menu Consultar -> Lote).


Imagem 6- Tela Protocolo

OBSERVAÇÃO: Guias que contenham erros não invalidam o processamento do restante do lote, que será gerado com sucesso nas UFs favorecidas. Através das mensagens de erro, o usuário poderá fazer a correção e criar outro lote a ser processado no Portal.

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COMO CONSULTAR UM LOTE DE GUIAS

Para fazer a consulta de um lote, o usuário deverá preencher o campo 'Número do Protocolo' que é o número informado no final da importação do lote. Caso a guia tenha sido gerada via webservice, a origem do envio de lote deve ser alterada para 'Web Service'. Após o preenchimento, clicar no botão 'Consultar'.


Imagem 7 - Consultar Lote


Será exibida uma tela com o resultado do processamento do lote. Pode haver falha no processamento de uma ou mais guias. Nesse caso, é exibida uma mensagem de erro com a ocorrência:


Imagem 8 - Tela Consultar Lote com guia processada com erro.

As guias processadas com sucesso poderão ser selecionadas para: - Imprimir – selecionar uma ou mais guias e clicar no botão 'Imprimir'.
- Baixar arquivo – salvar arquivo com todas as guias, em formato PDF;
- Gerar arquivo de pagamento – arquivo texto, contendo todas as informações das guias, incluindo código de barras, num padrão acertado com a FEBRABAN – Federação Brasileira dos Bancos.

OBSERVAÇÃO: Guias que contenham erros não invalidam o processamento do restante do lote, que será gerado com sucesso nas UFs favorecidas. Através das mensagens de erro, o usuário poderá fazer a correção e criar outro lote a ser processado no Portal.


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COMO ACESSAR MANUAL DO LOTE E ESQUEMAS DO XML

Para montar um lote tem-se um manual acessado através do menu “Processar Lote”.
Esse manual é formado por 4 abas:

- Formato do arquivo;
- Dicionário;
- Regras de preenchimento;

- Anexos.


Formato do Arquivo: explica o formato do arquivo a ser montado. Deverá conter cabeçalho, dados das guias e rodapé.

Dicionário - dicionário de dados do arquivo XML, que explica a finalidade de cada campo e como deve ser preenchido:
Os campos: UF Favorecida, Receita, Data de Vencimento e Data de Pagamento são obrigatórios (campos em azul abaixo). Ver a obrigatoriedade e regras dos demais campos na aba 'Regras de Preenchimento'. Caso o campo não seja obrigatório, a tag correspondente não deverá constar no arquivo.

Regras de preenchimento - a guia contém campos que variam de acordo com a UF favorecida e receita, pois cada UF tem suas próprias regras e com isso a guia pode variar de estado para estado. É de responsabilidade de cada estado manter esses dados atualizados.


Anexos - contém tabelas com código e descrição dos campos UF Favorecida, Identificação do Contribuinte, Mês de referência. No arquivo de lote deverá ser informado apenas o código do campo.

OBS: Nessa tela há um link também para baixar os "schemas XML" (linguagem baseada no formato XML para definição de regras de validação em documentos no formato XML. No site, também no menu Processar Lote, está disponível um link para baixar os schemas XML do lote.


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COMO GERAR ARQUIVO DE PAGAMENTO

Na tela de Consultar Lote, há a opção de 'Gerar arquivo de pagamento'. Nesse arquivo encontram-se todas as informações que possibilitam o pagamento da(s) guia(s) processadas com sucesso, incluindo o código de barras.

Para a geração desse arquivo, selecione as guias desejadas e clique em 'Gerar Arquivo de Pagamento'. Esse arquivo de pagamento poderá se importado nas aplicações dos agentes arrecadadores para realização do pagamento.

Caso seu agente arrecadador não esteja preparado para importar esse tipo de arquivo, utilize o programa 'Emissor GNRE', disponível no menu de Downloado do Portal GNRE para geração de guias.


Imagem 9- Tela Consultar Lote

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COMO IMPRIMIR GUIAS GERADAS PELO WEBSERVICE

No Portal GNRE Online há o programa "Emissor GNRE", que permite a geração e impressão de guias em arquivo PDF a partir do arquivo de pagamento obtido através do 'Consultar Lote'.

O programa 'Emissor GNRE' está disponível na opção de 'Download' do Portal GNRE Online. Para instalá-lo, é necessário ter o java instalado na máquina.

O software 'Emissor GNRE' é de simples manuseio, e contém um manual de ajuda com as orientações.


Imagem 9- Tela Consultar Lote

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