Automação

Para uma melhor automação do contribuinte, foi disponibilizada a opção de geração de GNRE's em Lote, no qual podem ser enviadas uma ou mais Guias para serem processadas pelo Portal. Para auxiliar na montagem do XML do Lote, está disponível o Manual para Preenchimento do XML de Lote, no qual se encontram as regras para o preenchimento dos campos por UF e por Receita.
Há duas opções para enviar Lote ao Portal:


  • Manualmente, através do envio de um arquivo contendo o XML do Lote gerado pelo contribuinte. Para esta opção pode-se utilizar o link "Processar Lote" ao lado ou na página principal do Portal. Nesta funcionalidade deve-se informar o arquivo que será feito o upload e o e-mail do solicitante do processamento.
  • Automaticamente, através do uso de WebServices para enviar e consultar o resultado do processamento. Para utilizar esta opção veja as instruções abaixo sobre os WebServices.

Caso o contribuinte não possua aplicativo que possa gerar o XML de lote, há a funcionalidade de gerar manualmente o XML através do link "Gerar/Editar XML de lote" na página principal.


Web Services

Para uma melhor automação do contribuinte, foram disponibilizados serviços para possibilitar o envio de Lotes de GNRE e consulta do resultado do processamento destes Lotes sem a intervenção manual.
Para acessar os serviços, deve-se usar o protocolo HTTPS e usar o certificado digital (eCNPJ) da empresa. Deve-se também solicitar o acesso ao serviço. Para isso clique no link abaixo para abrir o formulário de solicitação.


Se você for utilizar apenas um certificado digital em todas as solicitações do webservice, só é necessário cadastrar o CNPJ contido neste certificado. Ex: caso o certificado utilizado em todas as filiais seja um certificado único com o CNPJ da matriz, deve-se cadastrar este CNPJ. Caso contrário, se cada filial utiliza um certificado digital próprio deve-se cadastrar o CNPJ de cada filial.


Manual de integração:

Neste manual encontram-se todas as informações necessárias para o contribuinte utilizar os serviços de automação.




Serviços disponíveis (Web Services)

Para visualizar o WSDL de cada web service, clicar nos links abaixo.




Quantidades máximas admitidas no Lote:

  • Número máximo de Guias no Lote: 50
  • Número máximo de Itens por Guia: 100
  • Número máximo de Itens por Lote: 300